In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:
Maria Cláudia Motta Raia (Campinas, 23 de dezembro de 1966) é uma atriz, cantora, bailarina, produtora teatral e apresentadora de TV brasileira. Uma das grandes atrizes do teatro brasileiro, e referência nos musicais.
Célebre por suas performances na televisão e no teatro musical desde o início da década de 1980, ela já ganhou inúmeros prêmios, incluindo dois Prêmios APCA, um Troféu Imprensa, um Prêmio Qualidade Brasil, e um Prêmio Bibi Ferreira, além de recebido indicações para quatro Prêmios Extra.
Cláudia iniciou sua carreira artística como bailarina, dançando profissionalmente nos Estados Unidos e na Argentina, e estudou balé por quatro anos em Nova York. Começou no teatro musical em 1982 na versão brasileira da peça A Chorus Line. No ano seguinte despontou na televisão com sua personagem no programa Viva o Gordo. Em seguida, recebeu convite para a novela do horário nobre da TV Globo Roque Santeiro, pela qual ganhou popularidade e venceu o Prêmio APCA e o Troféu Imprensa. Em 1987 recebeu sua primeira personagem popular, a feirante Tancinha de Sassaricando.
Raia alcançou sucesso por seus personagens extravagantes e cômicos, como a Adriana de Rainha da Sucata (1990), Maria Escandalosa de Deus nos Acuda (1992), Engraçadinha Pereira em Engraçadinha (1995) e nas esquetes do programa Não Fuja da Raia (1996). Em 1998 foi aclamada por sua atuação como a vilã perversa Ângela Vidal em Torre de Babel. Com uma performance em tom diferente do habitual, ela garantiu uma indicação ao Troféu Imprensa de Melhor Atriz e consagrou-se como uma das atrizes mais versáteis e presentes no cenário da teledramaturgia nacional.
Cláudia atuou em mais de 30 produções na televisão, destacando-se ainda em As Filhas da Mãe como a transexual Ramona, O Beijo do Vampiro como a vampira Mina D'Montmartre, Belíssima como Safira e em Sete Pecados como a vilã Ágatha. Em 2008, ao lado de Patrícia Pillar, recebeu aclamação da crítica por sua performance dramática em A Favorita como Donatella. Por seu desempenho, foi indicada aos principais prêmios da televisão, incluindo o Troféu Imprensa, Prêmio Qualidade Brasil, Prêmio Extra e Melhores do Ano de Melhor Atriz.